Controle de Risco

A Teórica Controle de Risco realiza o monitoramento das carteiras fazendo integração, profunda análise e mitigação dos Risco de Crédito, Legal, de Mercado e Operacional.

Os principais controles de risco são os de alavancagem, exposição à mercados e análise de perdas, feitos na continuidade e na ruptura de cenários macroeconômicos.

Para monitorar o risco de mercado, isto é, o risco associado aos movimentos de preços no mercado, a Teórica utiliza os seguintes métodos:

  • Valor a Risco (Value at Risk): um método estatístico que, a partir da variação histórica de preços dos ativos que compõem a carteira dos fundos, estima qual é a variação esperada diariamente para as cotas do fundo, com um intervalo de confiança de 97.5%, resultando no valor que o fundo pode, potencialmente, perder no dia.

 

  • Teste da carteira sob condições de estresse ("Stress Test"): são feitas simulações de situações de crise, quando ocorrem quedas drásticas dos preços dos ativos. O objetivo é analisar o comportamento da carteira durante uma crise, levando em consideração a política econômica ou a partir de mudanças de política monetária e cambial. Assim, estimamos o impacto da queda dos preços dos ativos sobre o patrimônio do cliente.


Outros tipos de risco são avaliados com os seguintes modelos:

  • Risco de crédito: a Equipe da Teórica é extremamente rigorosa e criteriosa na análise de crédito. Seguimos uma política de crédito extremamente conservadora, trabalhando somente com papéis de empresas cujo risco de crédito seja muito baixo.

 

  • Risco legal: É o risco resultante da não-execução de contratos, por falta de documentação suficiente ou incapacidade contratual. Todas as operações que incorram em risco legal serão revisadas pelo departamento jurídico interno e por consultores externos, quando aplicável. O investimento só é efetuado após a documentação legal estar devidamente analisada e aprovada.

 

  • Risco operacional: É definido como o risco associado a um inadequado sistema de gerenciamento, controles ineficazes ou erros humanos. Para evitar esse risco utilizaremos um sistema de processamento, liquidação e contabilidade completamente integrados. Periodicamente, a posição de ativos é analisada, também, por auditores externos.
Joomla templates by a4joomla